3 tendências de mudanças no currículo escolar



Com as constantes evoluções tecnológicas as instituições de ensino também sofrerão mudanças. A nova escola proposta por estudiosos da área é relacionada à internet e suas funcionalidades. O novo modelo de educação é chamado de K-12, ele une as facilidades da tecnologia com os interesses dos alunos, tudo para auxiliar o aprendizado e melhorar as formas de ensino. Confira a seguir as três tendências de mudanças no currículo escolar:

1. Mudanças no currículo escolar: Integração digital
As escolas não estarão acorrentadas aos livros didáticos como sua única fonte de conteúdo. Educadores e estudantes agora procuram por informação confiável e rápida. Sites com conteúdo divertido e informações diversas. Tudo servirá como ferramentas de ensino e fonte de pesquisa.

Seguindo os passos da Wikipedia - e do mundo colaborativo da Web 2.0 – os estudantes, assim como as escolas, vão se adaptar à nova onda de tecnologia. Isso permitirá que educadores e estudantes tornem-se editores das informações contidas nos sites.

2. Mudanças no currículo escolar: Áreas de Interesse
Com a mudança no currículo escolar, os alunos poderão escolher as matérias que querem aprender. A ideia de educação K-12 é a adaptação da escola aos interesses dos próprios estudantes. Se é através da arte japonesa de mangá, Lady Gaga, ou esporte, a ideia é pegar os alunos onde estão os seus interesses e construir o currículo em torno deles.

3. Mudanças no currículo escolar: Habilidades 2.0
Onze anos no século 21, e a expressão "habilidades do século 21" esta sendo analisada para chegarmos à conclusão: o que precisa ser ensinado nas escolas do futuro? Coisas como a inovação, colaboração, pensamento crítico e comunicação são consideradas tão importantes quanto a história e a matemática, porque são habilidades práticas que podem ser usadas fora dos limites da escola.

Escolas inteiras estão ensinando como criar jogos de vídeo, usando tanto para aumentar o poder do cérebro quanto às habilidades multitarefa, e até para aprender física aplicada. A ideia é que o processo de aprendizagem possa ser colocado em uso no mundo real.


Fonte: Universia
 Data: 14-12-2011

Nenhum comentário:

Páginas

Um pouco de arte...

Um pouco de arte...
Meu passatempo favorito é a fotografia digital e tratamento de imagens!

Lusco-fusco em Corumbá-MS

Lusco-fusco em Corumbá-MS
Até uma foto com problemas de foco e que, teoriamente, estaria perdida, pode se transformar em obra de arte!