Alternativas ao pacote Office gratuitas e disponíveis pela Internet
Utilizado por milhões de pessoas em todo mundo, o pacote Office, da Microsoft, é a base da maior parte da criação de documentos no dia-a-dia de quem usa o computador.
Mas existem outras aplicações semelhantes, gratuitas e disponíveis na internet:. Uma delas é o Open Office, ou BrOffice, um pacote open source que traz todas as principais aplicações do pacote Office. Outra é o Google Docs, com vantagens como a de manter seus arquivos na internet, acessíveis a partir de qualquer micro.
Publicado em: 28/09/2008
Mas quem quiser se manter em dia com as novas regras que regem o idioma já pode baixar o corretor ortográfico atualizado do BrOffice.org.
A comunidade responsável pelo pacote de aplicativos de código aberto se antecipou à Microsoft e já adaptou seu corretor às novas regras ortográficas do português.
O Vero, nome do verificador ortográfico do BrOffice.org, já está atualizado à reforma desde julho de 2008. “Assim que Portugal assinou o acordo, começamos a trabalhar na nova versão”, conta Raimundo Santos Moura, coordenador do projeto Verificador Ortográfico do BrOffice.org.
O BrOffice.org é a versão brasileira do pacote OpenOffice.org, que reúne aplicativos de texto, planilhas e apresentação. O pacote é inteiramente gratuito e pode ser baixado pela internet.
A equipe que desenvolve o corretor para o BrOffice.org conta com 92 colaboradores voluntários – alguns mais ativos que outros, segundo Moura. “São muitas cabeças pensando juntas. Conseguimos atualizar a ferramenta a cada três meses”, diz o coordenador.
Em contrapartida, a Microsoft ainda não atualizou o corretor do Word para as novas normas. Em um comunicado por e-mail, Eduardo Campos, gerente de produtividade e colaboração da Microsoft Brasil, disse que “ainda não há data definida para a atualização estar disponível ao consumidor final”.
“O compromisso da empresa é oferecer a atualização no corretor ortográfico, de forma gratuita, dentro do prazo estabelecido pelo governo, que termina em 2012”, diz o comunicado.
A reforma ortográfica, que pretende unificar o português escrito nos diversos países que falam o idioma, entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009.
Indicação: Fatima Conti
Publicado em: 05/01/2009