Fundação Bradesco firma acordos internacionais em tecnologia educacional


A Fundação Bradesco revelou parcerias em tecnologia com Itália, Coréia do Sul, Japão, Índia e Inglaterra para promover a educação com o uso de games e ambientes virtuais.


Para desenvolver softwares e jogos educacionais, a Fundação se une ao KERIS, órgão sul-coreano voltado à tecnologia aplicada à educação.

Os programas e games criados com a parceria serão utilizados nas 40 escolas de Ensino Básico filiadas à Fundação Bradesco e, depois, levados às escolas públicas brasileiras, segundo o gerente da área de tecnologia da Fundação Bradesco, Nivaldo Marcusso.

Com a Universidade de Pádua, na Itália, e a Universidade de Leiceser, na Inglaterra, a Fundação traz um projeto, sob acordo de 3 anos, para a formação de professores para ambientes virtuais. "Queremos prepará-los para trabalharem com redes sociais, Second Life e outros recursos", diz Marcusso.


Fonte: IDG Now!
Publicada em: 19/08/2008
Data: 20/08/2008

Desafio Intel dará prêmios de US$ 100 mil a soluções mais inovadoras


Craig Barret, chairman da Intel, anuncia desafio para projetos em educação, saúde, desenvolvimento econômico e meio-ambiente.


A Intel lançou nesta terça-feira (19/08), durante a abertura do Intel Developer Forum (IDF) 2008, um desafio que oferecerá prêmios de 100 mil dólares aos quatro melhores projetos tecnológicos nas áreas de educação, saúde, desenvolvimento econômico e meio-ambiente.

As inscrições para a iniciativa, batizada de Intel Inspire-Empower Challenge, estão abertas até 30 de setembro, pelo site www.intelchallenge.com.br.

Os projetos deverão ser apresentados ate 31 de janeiro de 2009 e os vencedores do desafio serão conhecidos em 8 de abril do mesmo ano.

Durante o lançamento do concurso, o chairman da Intel, Craig Barrett, apresentou diferentes iniciativas de sucesso nestas áreas, incluindo a plataforma Kiva de microcrédito online e um projeto de armazenamento de dados médicos que podem ser lidos pelo celular, da Colômbia.

O chairman destacou ainda um premiado projeto de uso de plástico em células de captação de energia solar e um protótipo de interface touchscreen para lousas que custa apenas 50 dólares.

Barrett enfatizou a importância de investir em educação para garantir um ambiente de inovação tecnológica e fez críticas ao sistema de educação norte-americano. "Todas as nações que visitei já reconheceram que é preciso focar em educação, inovação e tecnologia, menos uma: esta aqui", afirmou o executivo.

Considerado o embaixador tecnológico da companhia, Barrett visita mais de 30 países em diversos continentes a cada ano.

O IDF 2008 acontece em São Francisco, Califórnia, entre 19 e 21 de agosto, e reúne mais de 5 mil participantes.


Fonte:Daniela Moreira, editora-assistente do IDG Now!
Publicado em: 19/08/2008
Data: 20/08/2008

Pesquisador da USP que trabalha no PC de US$ 12 fala sobre o projeto


Projeto usa plataforma de 8 bits, como NES, da Nintendo, para levar games e programas educativos a famílias em regiões rurais do 3º mundo.



Um grupo de pesquisadores de MIT parece não ter se intimidado pelo fracasso parcial de Nicholas Negroponte em sua odisséia para entregar laptops de 100 dólares para crianças de países em desenvolvimento.

A Educational Home Computer Initiative prevê transformar sistemas de 8 bits conectados a TVs em terminais que suportam games e aplicativos educacionais.

O projeto, intitulado $12 TV Computer Project, se beneficia de hardwares vendidos na China e Índia que oferecem teclado, joysticks, pistola e centenas de programas baseados em cartuchos, tal qual sistema de games que usam a mesma tecnologia, como o Nes, da Nintendo.

"O PC de 10 dólares possui o objetivo central de levar conhecimento a comunidades mais afastadas que não possuem acesso a informação básica", explica Miguel Chaves, engenheiro da USP envolvido com o projeto junto a pesquisadores dos EUA, Peru, Canadá e Gana.

"
Alguns dos conceitos básicos abordados são: finanças familiar, matemática, línguas, história, geografia, dentre outros temas", detalha, afirmando ainda que o projeto prevê a criação de um SDK e análises locais de comunidades para incentivar a produção gratuita de programas em cartuchos.

A página do projeto explica sua pretensão em explorar a alta penetração de TVs em países em desenvolvimento e admite que a plataforma de 8 bits está muito longe mesmo dos PCs atuais com pior performance.

"
No entanto, tenha em mente que milhões de consumidores do primeiro mundo compraram e amaram o Nintento NES há apenas uma década e meia".

O projeto chegará primeiro a povoados em Gana, adianta Miguel, que afirma que existem planos de levar a plataforma para Brasil e Índia em 2009.

"
Meios de implantação estão sendo estudados para manter o baixíssimo custo . Os principais caminhos analisados até o momento é a importação direta de China e Índia e focar o desenvolvimento de programas localmente no Brasil ou inicializar a fabricação do próprio dispositivo no Brasil", afirma.


Fonte: Guilherme Felitti, editor-assistente do IDG Now!
Publicado em: 18/08/2008
Data: 20/08/2008

Páginas

Um pouco de arte...

Um pouco de arte...
Meu passatempo favorito é a fotografia digital e tratamento de imagens!

Lusco-fusco em Corumbá-MS

Lusco-fusco em Corumbá-MS
Até uma foto com problemas de foco e que, teoriamente, estaria perdida, pode se transformar em obra de arte!