Cresce o número de vagas na graduação


A oferta de 227.668 vagas nos cursos de graduação no próximo vestibular mostra a realidade da expansão nas universidades públicas federais. As vagas de ingresso dobraram em relação a 2003, quando foram oferecidas 113.983. Para garantir o crescimento, o ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou nesta quarta-feira, 3, duas portarias que permitem a realização de concurso para contratação de mil docentes e a distribuição de 900 cargos de direção e 2,4 mil funções gratificadas para as instituições. O Ministério do Planejamento, por sua vez, autorizou a contratação de 10.992 docentes e 8.239 técnicos administrativos para as universidades.

Isso só é possível porque proibimos a palavra 'gasto' em educação. Não temos que chamar de gasto, mas de investimento”, disse o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na visão do presidente, o ingresso de um jovem em uma universidade não caracteriza ascensão, e sim o cumprimento de um direito fundamental, previsto na Constituição. “Cabe ao Estado garantir que todos cheguem à universidade”, enfatizou, durante a cerimônia que reuniu reitores de todas as federais do país no Palácio do Planalto.

Fonte: MEC
Data: 08/09/2008

Governo do Estado de São Paulo mostra seu acervo de arte na internet


Inicialmente, catálogo traz 140 obras, que ficam em espaços fechados, como saguões de prédios e gabinetes.


O acervo de obras de arte do governo do Estado de São Paulo, que fica espalhado por gabinetes, escolas, saguões de prédios e outros espaços normalmente não destinados à visitação pública, foi aberto a quem quiser visitá-los na internet.

O site Catálogo do Patrimônio Artístico do Estado foi lançado com 140 obras, das cerca de 3 mil que compõem o patrimônio estadual e não pertencem a museus ou ao Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do governo paulista.

Segundo o governo de São Paulo, o portal continuará sendo alimentado até que todas elas estejam disponíveis na internet. Entre as obras que já podem ser vistas estão telas como o painel Tiradentes, de Cândido Portinari, exposto no Memorial da América Latina.

Além das imagens das obras é possível encontrar informações sobre os artistas que as produziram, o período e o movimento artístico a que pertencem. Pesquisadores, estudantes e professores também têm a possibilidade de solicitar, pelo site, uma visita presencial à obra.

Fonte: Redação do IDG Now!
Data: 08/09/2008

Páginas

Um pouco de arte...

Um pouco de arte...
Meu passatempo favorito é a fotografia digital e tratamento de imagens!

Lusco-fusco em Corumbá-MS

Lusco-fusco em Corumbá-MS
Até uma foto com problemas de foco e que, teoriamente, estaria perdida, pode se transformar em obra de arte!