1) Sumário Executivo
Na fase inicial, a pesquisa identificou quantos participantes já haviam feito cursos de e-Learning com jogos educativos.
O resultado mostra que a utilização de jogos educativos em cursos de e-Learning ainda é um recurso pouco conhecido nas organizações, já que a maioria dos participantes (67%) afirmou nunca ter feito um curso de e-Learning com jogos educativos.
Sobre a retenção do aprendizado, o resultado revelou que 77% dos profissionais consideram ter obtido uma boa retenção do aprendizado; 22% consideram ter obtido média retenção; e 1% considera não ter obtido retenção do aprendizado.
Para 59% dos participantes, as avaliações interativas irão substituir as avaliações convencionais, enquanto 41% não acreditam nessa substituição. A pesquisa realizada em novembro de 2004 indicou que 62% dos participantes acreditavam que avaliações interativas iriam substituir as avaliações convencionais. Houve uma queda de 3% em comparação com a pesquisa deste mês.
Em relação à aplicação de jogos educativos ao e-Learning, eles pode melhorar o desempenho e a capacidade das avaliações em demonstrar o quanto o aluno aprendeu, segundo 93% dos participantes.
O resultado mostra que 94% das organizações afirmam que os jogos educativos podem ser empregados para proporcionar informações e praticar habilidades, conferindo destreza e competência.
Na pesquisa realizada em outubro de 2003, 83% dos participantes responderam que os jogos educativos contribuem na transformação da avaliação tradicional, de forma que os alunos não se sintam mais pressionados em fazê-la, e sim empolgados em aprender algo novo. Quase cinco anos depois, foi constatado um aumento de 8% nesse resultado, chegando a 91%.
2.) Objetivo
A pesquisa deste mês buscou identificar qual a importância dos jogos educativos aplicados ao e-Learning nacional.
3.) Metodologia
Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de junho de 2008, por meio do portal e-Learning Brasil (http://www.elearningbrasil.com.br). A análise aborda as seguintes questões:
· Você já fez algum curso de e-Learning com jogos educativos ou business games?
· Qual o nível de retenção do aprendizado alcançado?
· As avaliações interativas irão substituir as avaliações convencionais?
· A aplicação de jogos educativos ao e-Learning pode melhorar o desempenho e a capacidade das avaliações em demonstrar o quanto o aluno aprendeu?
· Onde os jogos educativos podem ser mais utilizados?
· Os jogos podem ser empregados para proporcionar informações e praticar habilidades, conferindo destreza e competência?
· Os jogos educativos contribuem na transformação da avaliação tradicional, de forma que os alunos não se sintam mais pressionados em fazê-la, e sim empolgados em aprender algo novo?
· O modo de pensar gerado pelos jogos educativos está mais adaptado com o mundo atual, em que o envolvimento com jogos eletrônicos começa cada vez mais cedo, do que com o modelo tradicional utilizado na escola?
Também foram utilizadas pesquisas antigas (de 2003 e 2004) sobre o mesmo tema para estabelecer uma comparação de dados.
4.) Características da amostra
A amostra analisada possui uma distribuição variada de empresas e instituições de ensino pertencentes às cinco regiões brasileiras, havendo uma maior participação do Sudeste e do Sul, com 81%. Essa preponderância se deve ao fato de essas duas regiões representarem maior incidência de crescimento tecnológico e de serem os maiores pólos de desenvolvimento do Brasil.
Educação com 35%,Tecnologia com 13% e Governo com 7% foram os setores que predominaram nesta pesquisa.A maioria das organizações (31%) possui um quadro de funcionários com menos de 100 integrantes, e 21% possuem de 501 a 2.500 colaboradores. Confira o gráfico detalhado: Outros tópicos analisados pela amostra:
a) O tipo de organização em que o pesquisado trabalha
b) Seu papel na organização c) Em que departamento atua5.) Resultados 5.1) Você já fez algum curso de e-Learning com jogos educativos?
Na fase inicial, a pesquisa identificou quantos participantes já haviam feito cursos de e-Learning com jogos educativos.
O resultado mostra que 67% dos participantes nunca fizeram nenhum curso de e-Learning com jogos educativos, e apenas 33% afirmaram ter feito.
5.2) Nível de retenção de quem já utilizou jogos educativos
O resultado revelou que 77% dos profissionais consideram ter obtido uma boa retenção do aprendizado, 22% consideram ter obtido média retenção e apenas 1% considera não ter obtido retenção do aprendizado.
5.3) As avaliações interativas irão substituir as avaliações convencionais? Para 59% dos participantes, as avaliações interativas irão substituir as avaliações convencionais, enquanto 41% não acreditam nessa substituição. A pesquisa realizada em novembro de 2004 indicou que 62% dos participantes acreditavam que avaliações interativas iriam substituir as avaliações convencionais. Houve uma queda de 3% em comparação com a pesquisa deste mês.
5.4) Desempenho e capacidade de avaliação dos jogos educativos Segundo 93% dos participantes, a aplicação de jogos educativos ao e-Learning pode melhorar o desempenho e a capacidade das avaliações de demonstrar o quanto o aluno aprendeu. 5.5) Os jogos educativos podem conferir destreza e competência? Nesta parte da pesquisa, os entrevistados foram questionados se os jogos educativos podem ser empregados para proporcionar informações e praticar habilidades, conferindo destreza e competência. Confira o gráfico abaixo:
O resultado mostra que 94% das organizações acreditam que os jogos educativos podem ser empregados para proporcionar informações e praticar habilidades, conferindo destreza e competência.
5.6) Os jogos educativos contribuem na transformação da avaliação tradicional?
Na pesquisa realizada em outubro de 2003, 83% dos participantes responderam que os jogos educativos contribuem na transformação da avaliação tradicional, de forma que os alunos não se sintam mais pressionados em fazê-la, e sim empolgados em aprender algo novo. Quase cinco anos depois, foi constatado um aumento de 8% nesse resultado, chegando a 91%.
5.7) O modo de pensar dos jogos educativos está mais adaptado ao mundo atual que o modo tradicional de ensino? Foi perguntado aos pesquisados se o modo de pensar gerado pelos jogos educativos está mais adaptado com o mundo atual, em que o envolvimento com jogos eletrônicos começa cada vez mais cedo, do que com o modelo tradicional utilizado na escola. A pesquisa mostrou que 91% concordam que o jogo educativo está mais adaptado ao mundo atual, enquanto apenas 9% preferem o método convencional.