Encontro Virtual de Documentação em Software Livre


De 19/11/2008 a 21/11/2008


Faltam 70 dias para o início do evento. Duração: 3 dias


Agência FAPESP –
Estão abertas, até 30 de setembro, as inscrições de trabalhos para apresentação na terceira edição do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre.


O evento, que ocorrerá de 19 a 21 de novembro, na internet, abrangerá discussões sobre diversos temas relacionados às áreas interdisciplinares no campo dos estudos da linguagem, lingüística e da tecnologia da informação.


O objetivo é proporcionar discussões em torno da documentação em software livre em duas esferas principais: a difusão de conhecimentos da área e sua formatação (adequação lingüística).


No âmbito do encontro ocorrerá ainda o 1º Seminário de Linguagem e Tecnologia, de 20 a 24 de outubro, promovido pela linha de pesquisa em Linguagem e Tecnologia da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Mais informações: http://evidosol.textolivre.org


Fonte: FAPESP
Data: 11/09/2008

Educação a distância permite estudo em hora de conveniência


O pernambucano José Romero Gomes da Silva, de 40 anos, é uma das 850 mil pessoas que já tiveram a experiência de participar de um curso de educação a distância (EAD) que o Sebrae oferece gratuitamente pela internet sobre empreendedorismo e gestão de negócios.

Romero trabalha como coordenador de vendas de uma cervejaria em Recife (PE). Este ano, fez o curso ''Iniciando um Pequeno Grande Negócio'', um dos cinco cursos de EAD do Sebrae, porque futuramente pretende abrir sua própria empresa. "Foi um colega de trabalho quem me indicou o IPGN. Ele disse que o conteúdo era muito bom e que atendia às expectativas de quem planeja abrir um negócio", recorda Romero.

O "Iniciando um Pequeno Grande Negócio" oferece conceitos e informações técnicas para o planejamento de uma nova empresa. O curso dá subsídios para que o empreendedor organize melhor suas idéias e recursos. Também ajuda na criação de um plano de negócios, estratégia muito importante para o bom desempenho de um empreendimento.

O coordenador de vendas formou-se em Marketing e cursa Tecnologia dos Processos Gerenciais. "Gostei muito do IPGN e acredito que vários conceitos que estudei ali estão próximos do que a gente aprende na universidade", elogia.

Romero ressalta que cursos como o IPGN ajudam empreendedores e empresários a ficarem mais atentos em relação às tendências do mercado, segundo ele, "cada vez mais mutante". "O conhecimento é um diferencial significativo, que pode ter influência decisiva no sucesso ou no fracasso de um negócio", observa.

Ele elogia muito a possibilidade que os cursos de educação a distância do Sebrae oferecem, no sentido de que o aluno se dedique ao estudo nos horários de sua conveniência. "A cada dia tenho menos tempo livre. Com o curso pela internet estudo à noite ou domingo", revela. Romero diz que levou apenas 14 dias para fazer o IPGN – o prazo máximo é de 60 dias.

O pernambucano diz que já pensa em fazer outro curso de EAD do Sebrae. "Agora que tomei gosto não quero mais parar", afirma. "E indico o IPGN para todo mundo que conheço", acrescenta.

De 14 a 17 de setembro, o Sebrae irá compartilhar um pouco de sua experiência em EAD durante o 14º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), que acontecerá na cidade de Santos (SP).

Fonte: Portal da Administração
Publicado em: 10/09/2008
Data: 11/09/2008

Resultado da pesquisa: Jogos educativos aplicados ao e-Learning


1) Sumário Executivo

Na fase inicial, a pesquisa identificou quantos participantes já haviam feito cursos de e-Learning com jogos educativos.

O resultado mostra que a utilização de jogos educativos em cursos de e-Learning ainda é um recurso pouco conhecido nas organizações, já que a maioria dos participantes (67%) afirmou nunca ter feito um curso de e-Learning com jogos educativos.

Sobre a retenção do aprendizado, o resultado revelou que 77% dos profissionais consideram ter obtido uma boa retenção do aprendizado; 22% consideram ter obtido média retenção; e 1% considera não ter obtido retenção do aprendizado.

Para 59% dos participantes, as avaliações interativas irão substituir as avaliações convencionais, enquanto 41% não acreditam nessa substituição. A pesquisa realizada em novembro de 2004 indicou que 62% dos participantes acreditavam que avaliações interativas iriam substituir as avaliações convencionais. Houve uma queda de 3% em comparação com a pesquisa deste mês.

Em relação à aplicação de jogos educativos ao e-Learning, eles pode melhorar o desempenho e a capacidade das avaliações em demonstrar o quanto o aluno aprendeu, segundo 93% dos participantes.

O resultado mostra que 94% das organizações afirmam que os jogos educativos podem ser empregados para proporcionar informações e praticar habilidades, conferindo destreza e competência.

Na pesquisa realizada em outubro de 2003, 83% dos participantes responderam que os jogos educativos contribuem na transformação da avaliação tradicional, de forma que os alunos não se sintam mais pressionados em fazê-la, e sim empolgados em aprender algo novo. Quase cinco anos depois, foi constatado um aumento de 8% nesse resultado, chegando a 91%.


2.) Objetivo

A pesquisa deste mês buscou identificar qual a importância dos jogos educativos aplicados ao e-Learning nacional.


3.) Metodologia

Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de junho de 2008, por meio do portal e-Learning Brasil (http://www.elearningbrasil.com.br). A análise aborda as seguintes questões:

· Você já fez algum curso de e-Learning com jogos educativos ou business games?
· Qual o nível de retenção do aprendizado alcançado?
· As avaliações interativas irão substituir as avaliações convencionais?
· A aplicação de jogos educativos ao e-Learning pode melhorar o desempenho e a capacidade das avaliações em demonstrar o quanto o aluno aprendeu?
· Onde os jogos educativos podem ser mais utilizados?
· Os jogos podem ser empregados para proporcionar informações e praticar habilidades, conferindo destreza e competência?
· Os jogos educativos contribuem na transformação da avaliação tradicional, de forma que os alunos não se sintam mais pressionados em fazê-la, e sim empolgados em aprender algo novo?
· O modo de pensar gerado pelos jogos educativos está mais adaptado com o mundo atual, em que o envolvimento com jogos eletrônicos começa cada vez mais cedo, do que com o modelo tradicional utilizado na escola?
Também foram utilizadas pesquisas antigas (de 2003 e 2004) sobre o mesmo tema para estabelecer uma comparação de dados.


4.) Características da amostra

A amostra analisada possui uma distribuição variada de empresas e instituições de ensino pertencentes às cinco regiões brasileiras, havendo uma maior participação do Sudeste e do Sul, com 81%. Essa preponderância se deve ao fato de essas duas regiões representarem maior incidência de crescimento tecnológico e de serem os maiores pólos de desenvolvimento do Brasil.


Educação com 35%,Tecnologia com 13% e Governo com 7% foram os setores que predominaram nesta pesquisa.
A maioria das organizações (31%) possui um quadro de funcionários com menos de 100 integrantes, e 21% possuem de 501 a 2.500 colaboradores. Confira o gráfico detalhado:

Outros tópicos analisados pela amostra:

a) O tipo de organização em que o pesquisado trabalha



b) Seu papel na organização

c) Em que departamento atua

5.) Resultados

5.1) Você já fez algum curso de e-Learning com jogos educativos?

Na fase inicial, a pesquisa identificou quantos participantes já haviam feito cursos de e-Learning com jogos educativos.

O resultado mostra que 67% dos participantes nunca fizeram nenhum curso de e-Learning com jogos educativos, e apenas 33% afirmaram ter feito.


5.2) Nível de retenção de quem já utilizou jogos educativos

O resultado revelou que 77% dos profissionais consideram ter obtido uma boa retenção do aprendizado, 22% consideram ter obtido média retenção e apenas 1% considera não ter obtido retenção do aprendizado.


5.3) As avaliações interativas irão substituir as avaliações convencionais?

Para 59% dos participantes, as avaliações interativas irão substituir as avaliações convencionais, enquanto 41% não acreditam nessa substituição. A pesquisa realizada em novembro de 2004 indicou que 62% dos participantes acreditavam que avaliações interativas iriam substituir as avaliações convencionais. Houve uma queda de 3% em comparação com a pesquisa deste mês.


5.4) Desempenho e capacidade de avaliação dos jogos educativos

Segundo 93% dos participantes, a aplicação de jogos educativos ao e-Learning pode melhorar o desempenho e a capacidade das avaliações de demonstrar o quanto o aluno aprendeu.
5.5) Os jogos educativos podem conferir destreza e competência?

Nesta parte da pesquisa, os entrevistados foram questionados se os jogos educativos podem ser empregados para proporcionar informações e praticar habilidades, conferindo destreza e competência. Confira o gráfico abaixo:

O resultado mostra que 94% das organizações acreditam que os jogos educativos podem ser empregados para proporcionar informações e praticar habilidades, conferindo destreza e competência.


5.6) Os jogos educativos contribuem na transformação da avaliação tradicional?


Na pesquisa realizada em outubro de 2003, 83% dos participantes responderam que os jogos educativos contribuem na transformação da avaliação tradicional, de forma que os alunos não se sintam mais pressionados em fazê-la, e sim empolgados em aprender algo novo. Quase cinco anos depois, foi constatado um aumento de 8% nesse resultado, chegando a 91%.


5.7) O modo de pensar dos jogos educativos está mais adaptado ao mundo atual que o modo tradicional de ensino?

Foi perguntado aos pesquisados se o modo de pensar gerado pelos jogos educativos está mais adaptado com o mundo atual, em que o envolvimento com jogos eletrônicos começa cada vez mais cedo, do que com o modelo tradicional utilizado na escola. A pesquisa mostrou que 91% concordam que o jogo educativo está mais adaptado ao mundo atual, enquanto apenas 9% preferem o método convencional.

Páginas

Um pouco de arte...

Um pouco de arte...
Meu passatempo favorito é a fotografia digital e tratamento de imagens!

Lusco-fusco em Corumbá-MS

Lusco-fusco em Corumbá-MS
Até uma foto com problemas de foco e que, teoriamente, estaria perdida, pode se transformar em obra de arte!