TI INSIDE Online - Tablets cada vez mais substituem computadores pessoais, aponta Gartner

Segunda-feira, 14 de janeiro de 2013, 15h26

 
 A demanda aquecida por smartphones e tablets é apontada por diversas consultorias como a principal responsável pela desaceleração das vendas de computadores em todo o mundo, pois os consumidores estão cada vez mais dando preferência à compra de dispositivos móveis. Para o Gartner, entretanto, a queda acentuada nas vendas de PCs tem origem mais profunda — a indústria passa por um momento de mudanças e, no chamado mercado de consumo, alguns usuários estão adquirindo tablets como seu principal equipamento, substituindo notebooks e desktops. No mercado corporativo, por outro lado, as atividades continuam a ser realizadas em máquinas tradicionais.

“Os tablets mudaram drasticamente o panorama para a indústria de PCs, não apenas 'canibalizando' as vendas, mas causando uma mudança mo consumo, quando da substituição de computadores antigos”, avalia o principal analista do Gartner, Mikako Kitagawa. Antes, a consultoria havia desenhado um cenário no qual os consumidores usuariam dois equipamentos: PC e tablet, como dispositivos pessoais. Mas, agora, a preferência é por um tablet para uso pessoal, enquanto as atividades administrativas e criativas são realizadas em um computador compartilhado. "Pessoas com os dois equipamentos serão exceção. Por isso, arriscamos a dizer que os consumidores não irão substituir o PC de casa, ao contrário, irá mantê-lo, mesmo ultrapassado, e direcionar a compra para um tablet”, diz Kitagawa.

Essa transformação, segundo o Gatner, foi motivada pelo lançamento de tablets de baixo custo no ano passado. “O lado positivo para os fanricantes é que haverá um aumento no preço médio do PC, à medida que usuários substituam as máquinas para realizar atividades mais complexas”, afirmou o analista.

Assim como os dados da IDC divulgados na semana passada, o Gartner projeta uma queda na venda de computadores entre outubro de dezembro do ano passado. Dados preliminares, apontam que foram vendidos 90,3 milhões de PCs no período, o que representa uma queda de 4,9% quando comparada ao ano de 2011.

Ainda em relação ao quarto trimestre de 2012, o Gartner constatou uma redução nas vendas de notebook, maior até que a queda registrada entre os computadores de mesa. As remessas de laptops tiveram retração de 11% na comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto os embarques de desktops foram 6% inferiores, no mesmo intervalo. No ano de 2012, o Gartner calcula que a remessa de PCs ficará em 352,7 milhões, ou 3,5% de queda em comparação com 2011.
 
Da Redação

TI INSIDE

Páginas

Um pouco de arte...

Um pouco de arte...
Meu passatempo favorito é a fotografia digital e tratamento de imagens!

Lusco-fusco em Corumbá-MS

Lusco-fusco em Corumbá-MS
Até uma foto com problemas de foco e que, teoriamente, estaria perdida, pode se transformar em obra de arte!