Taipé - Nova ferramenta de buscas faz sua estréia, com a ambiciosa meta de indexar mais páginas que o gigante das buscas.
Uma ex-funcionária do Google e seu marido lançaram um novo mecanismo de buscas chamado Cuil (pronuncia-se "cool"), com a ambiciosa meta de indexar mais páginas que o gigante das buscas.
O Cuil é uma criação de Anna Patterson, ex-líder de indexação de buscas do Google, e de seu marido Tom Costello, que desenvolvia mecanismos de buscas na Universidade de Stanford e na IBM.
O terceiro membro fundador do grupo é Russell Power, que também trabalhava na área de indexação, web ranking e detecção de spam do Google
Os três ocuparão, respectivamente, os cargos de presidente, CEO e vice-presidente de engenharia na Cuil – assim como o Google, o nome do buscador é também o nome da empresa.
A ferramenta já indexou 120 bilhões de páginas da web e pode fornecer resultados organizados por idéias com garantia de privacidade aos usuários, segundo os fundadores.
Na sexta-feira, o Google afirmou ter descoberto 1 trilhão de páginas originais na web, mas não informou quantas delas já indexou.
A Cuil afirma que seu buscador vai além das abordagens tradicionais, analisando o contexto de cada página e o contexto de cada busca para que possa prover resultados pelos melhores conteúdos e não pela popularidade. Os resultados são exibidos em grupos e divididos em categorias.
A ferramenta também fornece abas para esclarecer assuntos, além de sugestões sobre como as buscas podem ser refinadas.
O Cuil não é o primeiro rival do Google a ser lançado neste ano. O Wikia Search, esperado buscador do fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, estreou em janeiro.
A proposta do Wikia Search é fornecer melhores resultados ao permitir que a comunidade também indexe páginas e faça sugestões quanto ao page ranking.
Data: 29/07/2008