Ex-funcionários do Google lançam novo buscador Cuil


Taipé - Nova ferramenta de buscas faz sua estréia, com a ambiciosa meta de indexar mais páginas que o gigante das buscas.


Uma ex-funcionária do Google e seu marido lançaram um novo mecanismo de buscas chamado Cuil (pronuncia-se "cool"), com a ambiciosa meta de indexar mais páginas que o gigante das buscas.

O Cuil é uma criação de Anna Patterson, ex-líder de indexação de buscas do Google, e de seu marido Tom Costello, que desenvolvia mecanismos de buscas na Universidade de Stanford e na IBM.

O terceiro membro fundador do grupo é Russell Power, que também trabalhava na área de indexação, web ranking e detecção de spam do Google

Os três ocuparão, respectivamente, os cargos de presidente, CEO e vice-presidente de engenharia na Cuil – assim como o Google, o nome do buscador é também o nome da empresa.

A ferramenta já indexou 120 bilhões de páginas da web e pode fornecer resultados organizados por idéias com garantia de privacidade aos usuários, segundo os fundadores.

Na sexta-feira, o Google afirmou ter descoberto 1 trilhão de páginas originais na web, mas não informou quantas delas já indexou.

A Cuil afirma que seu buscador vai além das abordagens tradicionais, analisando o contexto de cada página e o contexto de cada busca para que possa prover resultados pelos melhores conteúdos e não pela popularidade. Os resultados são exibidos em grupos e divididos em categorias.

A ferramenta também fornece abas para esclarecer assuntos, além de sugestões sobre como as buscas podem ser refinadas.

O Cuil não é o primeiro rival do Google a ser lançado neste ano. O Wikia Search, esperado buscador do fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, estreou em janeiro.

A proposta do Wikia Search é fornecer melhores resultados ao permitir que a comunidade também indexe páginas e faça sugestões quanto ao page ranking.

Fonte: Dan Nystedt, editor do IDG News Service, de Taipé/Taiwan
Data: 29/07/2008

Google já tem mais de 1 trilhão de URLs únicas registradas


Dias antes de ganhar rival, Google revela que seu registro da internet ultrapassou 1 trilhão de domínios únicos.


O Google anunciou recentemente que registrou mais de um trilhão de URLs únicas na internet, marco que surpreendeu até mesmo os engenheiros do buscador, segundo post no blog oficial da companhia.

Além de anunciar a descoberta, o Google aproveitou para promover o escopo e magnitude de seu índex.

"Não queremos indexar cada um destes trilhões de páginas - muitos são similares aos outros ou representam conteúdo gerado automaticamente, o que não é muito útil para usuários que buscam. Mas estamos orgulhosos de ter o índex mais compreensivo entre todos os buscadores, e nosso objetivo sempre foi indexar todos os dados do mundo", escreveram Jesse Alpert e Nissan Hajaj, engenheiros de software no time de infraestrutura de busca do Google.

Ironicamente, a divulgação do marco acontece dias antes do Google ganhar um novo rival, chamado de Cuil e criado por uma ex-funcionária, ser lançado oficialmente, oferecendo resultados reproduzidos de maneira diferente da do Google.

A controvérsia que sempre cercou a divulgação de números sobre o índex de buscadores foi amenizada com a conclusão que raramente usuários visitam mais que duas páginas de resultados online. Em outras palavras, o que importante é entregar os 10 resultados mais relevantes ao invés de 5 mil links que o usuário precisará separar.

O buscador também divulgou informações sobre como e com qual freqüência analiza seus links.

"Atualmente, o Google analisa a internet constantemente, coletando páginas e informações atualizadas e reprocessando um gráfico de links muitas vezes por dia. Este gráfico de um trilhão de URLs é similar a um mapa feito totalmente com 1 trilhão de interseções. Muitas vezes por dia, fazemos equivalente computacionais para explorar totalmente cada interseção de cada estrada nos Estados Unidos. Com o problema que se trata de um mapa 50 mil vezes maior que o dos EUA, com 50 mil vezes mais estradas e cruzamentos", afirma o post.

Fonte: IDG News Service/EUA
Data: 29/07/2008

Páginas

Um pouco de arte...

Um pouco de arte...
Meu passatempo favorito é a fotografia digital e tratamento de imagens!

Lusco-fusco em Corumbá-MS

Lusco-fusco em Corumbá-MS
Até uma foto com problemas de foco e que, teoriamente, estaria perdida, pode se transformar em obra de arte!