O sonho de todo blogueiro ou editor de um site é impulsionar sua audiência. Para alcançar o objetivo, é preciso seguir alguns passos. O primeiro deles, claro, é ter um bom conteúdo. Mas só isso não basta.
Especialista em mecanismos de busca dá sugestões rápidas e fáceis para elevar o número de visitantes das páginas na internet.
Segundo o diretor de inteligência em mídias da agência de comunicação digital Hello Interactive, Tiago Luz, é fundamental seguir alguns princípios de Search Engine Marketing (SEM), técnicas e metodologias utilizadas por equipes de marketing e que, se aplicadas a produtos web - um site ou um blog, por exemplo -, podem potencializar sua visibilidade e atratividade por parte da audiência.
O fundamental, diz o diretor, é que tantos os sites quantos os blogs sejam simples e objetivos, e que o título da página (aquela informação que aparece no topo da janela do navegador) contenha as palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo.
Abaixo, você encontrará oito ações sugeridas por Tiago Luz que podem auxiliar na conquista de novos visitantes para sua página na web ou blog, e também a fidelizá-los.
1. Evite usar vermelho
Esta cor está associada a situações ruins, como conta bancária negativa. O ideal é usar verde ou azul, pois estas cores passam a sensação de seguir em frente, diz Luz.
2. Destaque o mais relevante
O assunto importante deve ser visível sem precisar acionar a barra de rolagem do navegador, bem como botões que dão acesso às demais áreas e funcionalidades do site. Caso o internauta precise rolar a página para vê-los, provavelmente desistirá de fazer isso.
3. Humanize
O design da página deve ser amigável e atraente. É essencial usar imagens que remetam a situações positivas e evitar formulários longos e cansativos. Segundo o especialista, usar foto de uma pessoa com os braços cruzados não ajuda, bem como imagens sem cor nem vida.
Caso queira incentivar o visitante a preencher algum questionário, é necessário convencê-lo de que isso é importante e que pode resultar em algo positivo para ele.
4. Ajude os buscadores
Se você quiser que seu site seja encontrado na rede, é preciso aparecer bem nos mecanismos de busca. Por isso, atente para algumas dicas básicas de utilização do Search Engine Optimization (SEO). Coloque no título da página palavras-chave relacionadas ao seu site e use o recurso do negrito no texto para reforçar idéias, mas sem exagero. Vale a pena também pesquisar por mais informações sobre como fazer para sua empresa ou site aparecerem nos buscadores.
5. Deixe comentar
Os comentários com a opinião de leitores convencem mais do que uma propaganda na TV, avaliar o especialista, recurso que traz credibilidade ao site ou blog. Outra dica é “não moderar os comentários, por mais que isso possa gerar problemas”. Quando houver algum incidente, a questão deve ser resolvida ali mesmo, abertamente. Se o dono do site exigir o preenchimento de um cadastro para a liberação de comentários, o material deve ser sucinto, como a solicitação de um e-mail, recomenda Luz.
6. Links patrocinados
É sempre benéfico saber o que os concorrentes estão fazendo e anunciar um diferencial. Aderir aos links pagos em buscadores é uma ótima opção. Tiago Luz afirma que é bom ressaltar descontos e fretes grátis, caso existam, no caso da divulgação de um produto.
E atenção: o link incluso na busca deve enviar o internauta direto para a categoria buscada por ele, e não para a página inicial do site.
7. Esteja nas redes sociais
O perfil da página no Twitter deve ter informações úteis e serviços ao usuário. Com o passar do tempo a credibilidade aumenta e pode-se então adicionar links para o site. Fazer isso logo de início, adverte o especialista, pode sugerir ao contato tratar-se de propaganda.
Redes sociais como o Orkut devem ser usadas como meio para saber o que as pessoas falam sobre o site, sejam comentários bons ou ruins.
8. Atualize, atualize e atualize
A lógica é simples, mas muitas vezes esquecida. Por que a pessoa volta a um site? Porque há algo novo que gostaria de ver lá.
Conselho semelhante vale para o design da página. O especialista sugere que alterações sejam implementadas pelo menos a cada seis meses.