Oito ações para atrair e fidelizar a audiência de sites e blogs

 

O sonho de todo blogueiro ou editor de um site é impulsionar sua audiência.  Para alcançar o objetivo, é preciso seguir  alguns passos. O primeiro deles, claro, é ter um bom conteúdo. Mas só isso não basta.

Especialista em mecanismos de busca dá sugestões rápidas e fáceis para elevar o número de visitantes das páginas na internet.

 

Segundo o diretor de inteligência em mídias da agência de comunicação digital Hello Interactive, Tiago Luz, é fundamental seguir alguns princípios de Search Engine Marketing (SEM), técnicas e metodologias utilizadas por equipes de marketing e que, se aplicadas a produtos web - um site ou um blog, por exemplo -, podem potencializar sua visibilidade e atratividade por parte da audiência.

O fundamental, diz o diretor, é que tantos os sites quantos os blogs sejam simples e objetivos, e que o título da página (aquela informação que aparece no topo da janela do navegador) contenha as palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo.

Abaixo, você encontrará oito ações sugeridas por Tiago Luz que podem auxiliar na conquista de novos visitantes para sua página na web ou blog, e também a fidelizá-los.

1. Evite usar vermelho
Esta cor está associada a situações ruins, como conta bancária negativa. O ideal é usar verde ou azul, pois estas cores passam a sensação de seguir em frente, diz Luz.

2. Destaque o mais relevante
O assunto importante deve ser visível sem precisar acionar a barra de rolagem do navegador, bem como botões que dão acesso às demais áreas e funcionalidades do site. Caso o internauta precise rolar a página para vê-los, provavelmente desistirá de fazer isso.

3. Humanize
O design da página deve ser amigável e atraente.  É essencial usar imagens que remetam a situações positivas e evitar formulários longos e cansativos. Segundo o especialista, usar foto de uma pessoa com os braços cruzados não ajuda, bem como imagens sem cor nem vida.

Caso queira incentivar o visitante a preencher algum questionário, é necessário convencê-lo de que isso é importante e que pode resultar em algo positivo para ele.

4. Ajude os buscadores
Se você quiser que seu site seja encontrado na rede, é preciso aparecer bem nos mecanismos de busca. Por isso, atente para algumas dicas básicas de utilização do Search Engine Optimization (SEO). Coloque no título da página palavras-chave relacionadas ao seu site e use o recurso do negrito no texto para reforçar idéias, mas sem exagero. Vale a pena também pesquisar por mais informações sobre como fazer para sua empresa ou site aparecerem nos buscadores. 

5. Deixe comentar
Os comentários com a opinião de leitores convencem mais do que uma propaganda na TV, avaliar o especialista, recurso que traz credibilidade ao site ou blog. Outra dica é “não moderar os comentários, por mais que isso possa  gerar problemas”.  Quando houver algum incidente, a questão deve ser resolvida ali mesmo, abertamente. Se o dono do site exigir o preenchimento de um cadastro para a liberação de comentários, o material deve ser sucinto, como a solicitação de um e-mail, recomenda Luz.

6. Links patrocinados
É sempre benéfico saber o que os concorrentes estão fazendo e anunciar um diferencial. Aderir aos links pagos em buscadores é uma ótima opção. Tiago Luz afirma que é bom ressaltar descontos e fretes grátis, caso existam, no caso da divulgação de um produto.

E atenção: o link incluso na busca deve enviar o internauta direto para a categoria buscada por ele, e não para a página inicial do site.

7. Esteja nas redes sociais
O perfil da página no Twitter deve ter informações úteis e serviços ao usuário. Com o passar do tempo a credibilidade aumenta e pode-se então adicionar links para o site. Fazer isso logo de início, adverte o especialista, pode sugerir ao contato tratar-se de propaganda.

Redes sociais como o Orkut devem ser usadas como meio para saber o que as pessoas falam sobre o site, sejam comentários bons ou ruins.

8. Atualize, atualize e atualize
A lógica é simples, mas muitas vezes esquecida. Por que a pessoa volta a um site? Porque há algo novo que gostaria de ver lá.

Conselho semelhante vale para o design da página. O especialista sugere que alterações sejam implementadas pelo menos a cada seis meses.

Fonte: Lygia de Luca, do IDG Now
Data: 25-09-2009

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