Novo ClassMate PC

Versão melhorada

Segundo a Intel, a nova versão do ClassMate PC virá com processador Atom de 1,6 Ghz e vai oferecer aumento de 1,5 vez em performance e um ganho de 30% na duração da bateria.


Para crianças

A adaptação do aparelho para o modo tablet torna o uso mais simples para as crianças – alvo principal da plataforma. Para escrever na tela, elas podem pode usar uma caneta especial ou a própria unha. Desenvolvedores podem ainda criar softwares que aproveitem melhor o recurso de tablet.


180º

A câmera do Classmate PC agora pode ser rotacionada em 180 graus, para que o usuário capte imagens dos colegas ou outras cenas à sua frente.


Mesmo preço


O custo do novo modelo deve se manter no mesmo patamar da versão anterior - entre 200 dólares e 500 dólares, dependendo do mercado onde será comercializado, afirma a Intel. No Brasil, a Positivo é a responsável pela fabricação do Classmate PC e do Mobo, versão comercial da plataforma.

Fonte: IDG NOW!
Publicado em: 21/08/2008
Data: 22/08/2008

Ferramenta para análises urbanas


Centro de Estudos da Metrópole e Inpe lançam software para planejamento de políticas sociais que permite a análise de dados georreferenciados em espaços urbanos. Programa pode ser baixado gratuitamente pela internet.

Agência FAPESP – A versão final de um software livre de informações geográficas, que acaba de ser lançado, poderá dar aos gestores públicos de muitas cidades brasileiras uma ferramenta computacional adaptada às suas necessidades para o planejamento de políticas em áreas como educação e saúde.


Trata-se do TerraView Políticas Sociais, um programa de geoprocessamento para análises e interpretações espaciais da realidade social de áreas urbanas, desenvolvido pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da FAPESP, em parceria com a Divisão de Processamento de Imagens (DPI) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).


O aplicativo, que é de uso livre e pode ser baixado gratuitamente pela internet, permite ao usuário realizar diagnósticos e equacionamentos de diferentes questões sociais, econômicas e demográficas. O objetivo é dar suporte a pesquisadores e gestores públicos que atuam em áreas como educação, saúde, transferência de renda e habitação.


"O software supre um dos objetivos do CEM, que é a adaptação e transferência, para um público cada vez mais amplo e diversificado, de inovações tecnológicas voltadas para a análise de políticas públicas", disse Sandra Gomes, responsável pelo desenvolvimento do software no CEM, à Agência FAPESP.


Segundo ela, o georreferenciamento é uma ferramenta útil para subsidiar o planejamento das políticas em grandes cidades, principalmente as de educação e saúde.


"Os softwares semelhantes disponíveis no mercado, entretanto, custam a partir de US$ 1,5 mil para uso em apenas um computador. A partir de agora, temos um software gratuito com uma interface mais amigável, fácil de usar e que faz análises sofisticadas e objetivas", afirma a também coordenadora da Área de Transferência de Tecnologias do CEM.


Sandra ressalta que o software é também acessível a usuários não-especializados em informática ou geoprocessamento e dá um exemplo de utilização da nova ferramenta: por gestores de uma prefeitura ou secretaria municipal que queiram descobrir as áreas com maior demanda para a construção de uma nova escola.


"Um dos critérios para isso é, obviamente, identificar os locais com muitas crianças e poucos equipamentos de ensino. Com o geoprocessamento inserimos diferentes tipos de indicadores em um mapa a fim de cruzar os dados para formar várias camadas sobrepostas de informações", explicou Sandra.


Nesse caso podem ser usados dados de população dos setores censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que seriam cruzados com informações de uma área específica de planejamento da Secretaria de Educação local, por exemplo, possibilitando a identificação do número de vagas e de alunos sendo atendidos em determinada região.


"Com uma conta simples, os gestores conseguem saber onde há locais com muitas crianças e poucas escolas, definindo qual é a demanda regional que passa a se tornar prioritária para a construção de uma nova estrutura escolar", disse.


O programa voltado a políticas sociais consiste em uma adaptação das funcionalidades do TerraView, software desenvolvido no Programa Espaço e Sociedade, uma iniciativa do Inpe para aproximar as inovações derivadas do Programa Espacial Brasileiro às necessidades de ferramentas voltadas para a elaboração de políticas públicas sociais no país.


Capacitação para uso do software


Com o objetivo de facilitar o uso do TerraView Política Social, o CEM está oferecendo um curso de geoprocessamento para que os participantes aprendam a usar suas ferramentas básicas e sejam habilitados a explorar as bases de dados e a gerar mapas e gráficos com qualidade cartográfica.


Com carga horária de 20 horas, o curso é realizado todos os meses e é dirigido a gestores públicos das áreas sociais, líderes de movimentos urbanos, alunos de graduação e pós-graduação e analistas em geral interessados em produzir interpretações espaciais a respeito da realidade social de áreas urbanas.


"A idéia é treinar o maior número possível de pessoas para que esses indivíduos também possam repassar os conhecimentos a outros gestores de suas secretarias regionais e prefeituras", disse Sandra.


Os participantes recebem uma apostila com as aplicações do software usadas pelos professores durante as aulas e certificado de conclusão de curso. As duas próximas edições do curso, que oferece uma visão geral do sistema tanto do ponto de vista conceitual como do prático, serão realizadas nos dias 27, 28 e 29 de agosto e nos dias 24, 25 e 26 de setembro.


Mais informações sobre o curso:
www.centrodametropole.org.br/t_transf_cursos.html


Para conhecer e fazer o download do TerraView Política Social, clique aqui.


Fonte: Agência FAPESP
Publicado em: 18/8/2008
Por: Thiago Romero
Data: 22/08/2008

Adoção do SP1 do Windows Vista é maior que SP3 do XP


Levantamento da Devil Mountain Software aponta que, até o final de julho, 86% das máquinas com Vista na rede Xpnet já tinham atualizado o sistema operacional com o Service Pack 1 (SP1), alta de 17 pontos se comparado o número com o mês de abril.

"Havia uma grande demanda pelo Vista SP1. Se os usuários estão frustrados com uma plataforma, existe maior probabilidade de eles adotarem um update para corrigir os problemas", disse Craig Barth, CTO da Devil Mountain.

Fonte: IDG Now!
Data: 22/08/2008

Acesso à educação superior no sertão


Juazeiro do Norte (CE) – Em meio ao sertão, um oásis. A região do Cariri, no sul do Ceará, surpreende pelas belezas naturais, pelo clima agradável e pela riqueza cultural. No sertão, antes conhecido pela falta de oportunidades educacionais, a palavra oásis também representa a esperança de um futuro melhor, possível graças à educação.


Para permitir o acesso a uma educação superior de qualidade à população da região, será inaugurado nesta quarta-feira, 20, em Juazeiro do Norte, o campus do Cariri da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Fernando Haddad.

Na primeira fase, o campus oferecerá os cursos de agronomia, engenharia civil, administração, biblioteconomia, filosofia e nutrição, cada um com 40 vagas. A partir de 2009, serão oferecidas, por ano, 240 vagas. Pelo menos metade destinada a cursos noturnos, em atenção aos alunos que precisam trabalhar para ajudar na renda familiar. Ao fim da implantação do campus, serão 1.360 alunos. O investimento total é de R$ 10,8 milhões.

Fonte: MEC
Data: 22/08/2008

Páginas

Um pouco de arte...

Um pouco de arte...
Meu passatempo favorito é a fotografia digital e tratamento de imagens!

Lusco-fusco em Corumbá-MS

Lusco-fusco em Corumbá-MS
Até uma foto com problemas de foco e que, teoriamente, estaria perdida, pode se transformar em obra de arte!