Bambu e champagne


Com a explosão dos netbooks no mercado, o nome ASUS tem sido mais associado ultimamente a notebooks de baixo custo. Afinal, foi seu Eee PC, o modelo original com processador de 900 MHz e tela de 7 polegadas, que começou toda essa história.


Mas a empresa, que tem sede em Taiwan, faz muito mais que Eee PCs (e derivados como a Eee Box, Eee Top e afins), e tem máquinas com configurações variadas atendendo do executivo ao gamer. Duas delas se diferenciam do resto do mercado pelo design: são o EcoBook e o S101.


O EcoBook, que está vindo para o Brasil com o nome de ASUS Série Bambu, se destaca pelo acabamento: em vez do plástico usado na maioria dos modelos, ou do metal (alumínio, principalmente) frequentemente encontrado em modelos “top”, ele traz revestimento em… bambu. Sim, o mesmo bambu com o qual você fazia varas de pesca ou varetas para montar pipas quando criança.



Não é necessário se preocupar com a durabilidade da máquina por causa do material usado. O bambu é conhecido por ser incrivelmente resistente, mais que algumas ligas metálicas de acordo com o modo de uso, e na Ásia é usado há muito tempo como substituto da tubulação de aço na montagem de andaimes para a construção civil.


São dois modelos, com telas de 12,1 ou 11,1 polegadas, equipados com processadores Intel Core 2 Duo, monitores LED com resolução de 1280 x 800 pixels, leitor de cartões de memória (8 em 1), webcam integrada, gravador de DVD e opções de discos rígidos de 120 ou 160 GB, discos híbridos de 320 GB com 256 MB de flash ou discos SSD de até 32 GB (no modelo de 11 polegadas).


O modelo de 12,1 polegadas tem processador de vídeo NVIDIA GeForce 9300 com 256 MB de memória e pesa 1.57 Kg, enquanto o modelo de 11,1 polegadas tem gráficos integrados Intel GMA 3100 e pesa 1.25 Kg. Ambos são equipados com a tecnologia “Super Hybrid Engine”, que monitora os padrões de uso da máquina e ajusta dinamicamente as configurações de energia, garantindo economia nos momentos de menor atividade e desempenho quando necessário.


Segundo a ASUS, o sistema pode “ampliar a autonomia da bateria entre 35% e 70% em comparação a máquinas com a mesma configuração, mas sem esta tecnologia, e ainda assim permite aos usuários aumentar o desempenho de seus sistemas em até 23%”. Os notebooks de bambu devem chegar ao mercado nacional por volta do final deste ano, início do ano que vem. Os preços ainda não foram definidos.


Outra máquina interessante lançada pela ASUS recentemente (no exterior) é o ultraportátil S101, apelidado pela imprensa de “Eee PC de luxo”. Com visual sofisticado, a máquina chamou a atenção por suas características físicas: peso de 1 kg e dimensões de 26,4 x 18 x 2.5 cm, que o tornam menor (exceto na espessura) e mais leve que o Macbook Air, o ultraportátil do momento. Mas a configuração é típica da série Eee, com processador Intel Atom, 1 GB de RAM, HD de 30 GB (ou SSD de 16, 32 ou 64 GB), monitor LCD widescreen de 10 polegadas (1024 x 600 pixels), leitor de cartões (4-em-1) e webcam embutida.



O acabamento, com direito a pintura perolizada, está disponível nas cores marrom, champagne ou grafite. Para arrematar o quesito elegância, a ASUS incluiu cristais na dobradiça entre o monitor e o resto do gabinete. Um luxo só. O preço, lá fora, é mais alto que o de outras máquinas de sua categoria, mas não ultrajante: US$ 700. Ainda não há informações sobre um eventual lançamento no Brasil.




Publicado em: IG Tecnologia
Autor: Rafael Rigues
Data: 07/11/2008

Páginas

Um pouco de arte...

Um pouco de arte...
Meu passatempo favorito é a fotografia digital e tratamento de imagens!

Lusco-fusco em Corumbá-MS

Lusco-fusco em Corumbá-MS
Até uma foto com problemas de foco e que, teoriamente, estaria perdida, pode se transformar em obra de arte!