Implantados pelo Governo Estadual em 2005, os cursos de aprendizagem realizados por meio da Internet, denominados cursos e-Learning, vão contar com a participação de aproximadamente 200 servidores em agosto. Os cursos começaram a ser ministrados ontem (21). Oferecidos pela Escola de Governo, superintendência ligada à Secretaria de Administração (SAD), e visam capacitar os servidores públicos estaduais nas mais diferentes áreas do conhecimento.
De acordo com o superintendente da Escola, Almir Balieiro, o diferencial dos cursos estará no formato proposto. “Será aplicado o método e-Learning, uma modalidade de educação a distância mediada por computador com uso de Internet, em que o tutor (professor) e alunos estão separados pelo tempo, posição, ou ambos os fatores”.
Balieiro disse ainda que esses cursos têm o objetivo de alcançar os servidores lotados em órgãos do interior do estado. “Desde as inscrições feitas exclusivamente pelo site, pretendemos incentivar a participação dos funcionários públicos independente de onde ele more”.
Só para o mês de agosto de 2008 a Escola de Governo preparou 16 cursos, sendo que desse total cinco serão ministrados via Internet, no sistema e-Learning, e o restante será realizado presencialmente. Neste mês alguns pólos, como Nova Xavantina, Colíder e Alta Floresta, receberão cursos como o de Elaboração de Projetos Públicos e Desenvolvimento de Lideranças no Serviço Público.
Entre os cursos on-line, os servidores que se inscreveram participarão de aulas de Direito Administrativo (quatro turmas) e Informática Básica (Word2003, Excel2003 e Internet7). Este mês a Escola estará ministrando ainda cursos de Excel 2003, Prestação de Contas, Curso Integrado de Execução Orçamentária, Contábil e Financeira, Gestão de Mudanças e Conflitos e Formação de Gestores.
Os cursos contam com carga horária entre 30 e 60 horas/aula, e os servidores interessados em participar de algum curso devem enviar suas dúvidas para o e-mail: ead@eg.mt.gov.br.
Data: 31/07/2008