Servidores estaduais terão cursos via Internet em MT


Implantados pelo Governo Estadual em 2005, os cursos de aprendizagem realizados por meio da Internet, denominados cursos e-Learning, vão contar com a participação de aproximadamente 200 servidores em agosto. Os cursos começaram a ser ministrados ontem (21). Oferecidos pela Escola de Governo, superintendência ligada à Secretaria de Administração (SAD), e visam capacitar os servidores públicos estaduais nas mais diferentes áreas do conhecimento.


De acordo com o superintendente da Escola, Almir Balieiro, o diferencial dos cursos estará no formato proposto. “Será aplicado o método e-Learning, uma modalidade de educação a distância mediada por computador com uso de Internet, em que o tutor (professor) e alunos estão separados pelo tempo, posição, ou ambos os fatores”.

Balieiro disse ainda que esses cursos têm o objetivo de alcançar os servidores lotados em órgãos do interior do estado. “Desde as inscrições feitas exclusivamente pelo site, pretendemos incentivar a participação dos funcionários públicos independente de onde ele more”.

Só para o mês de agosto de 2008 a Escola de Governo preparou 16 cursos, sendo que desse total cinco serão ministrados via Internet, no sistema e-Learning, e o restante será realizado presencialmente. Neste mês alguns pólos, como Nova Xavantina, Colíder e Alta Floresta, receberão cursos como o de Elaboração de Projetos Públicos e Desenvolvimento de Lideranças no Serviço Público.

Entre os cursos on-line, os servidores que se inscreveram participarão de aulas de Direito Administrativo (quatro turmas) e Informática Básica (Word2003, Excel2003 e Internet7). Este mês a Escola estará ministrando ainda cursos de Excel 2003, Prestação de Contas, Curso Integrado de Execução Orçamentária, Contábil e Financeira, Gestão de Mudanças e Conflitos e Formação de Gestores.

Os cursos contam com carga horária entre 30 e 60 horas/aula, e os servidores interessados em participar de algum curso devem enviar suas dúvidas para o e-mail: ead@eg.mt.gov.br.


Fonte: Gazeta Digital
Data: 31/07/2008

YouTube vai remunerar criadores dos melhores vídeos no Brasil


Quem postar um vídeo de sucesso no YouTube pode ganhar dinheiro com programa que distribui parte da receita com publicidade.


O YouTube anunciou que vai expandir seu programa de parceria para o Brasil e Espanha. O Partner Program recompensa os criadores dos vídeos mais assistidos no YouTube com parte das receitas de publicidade geradas pelo site.

Com a adição da Espanha e do Brasil, chega a dez o número de países no programa.

“É importante para nós reconhecer os mais populares criadores internacionais no YouTube e por isso estamos expandindo o programa internacionalmente, esperando mostrar o imenso talento e diversidade da nossa comunidade global e compensá-los”, diz o comunicado postado no blog oficial do YouTube.

Para ganhar dinheiro, os criadores de vídeos no YouTube podem fazer sua inscrição no programa pelo site e esperar para que seus vídeos fiquem entre os mais vistos da rede.

O Google Brasil confirma que já estáo negociando com alguns produtores de mídia inscritos no YouTube para a partilha de receita, mas não adianta o nome dos prováveis parceiros.

Fonte: Redação do IDG Now!
31/07/2008

Entenda a regras que vão reger o atendimento telefônico das empresas

Regulamentação estabele prazos para atendimento de reclamações e garante atendimento humano entre as primeiras opções do cliente.

Aguarde um instante, sua ligação é muito importante para nós”. Se você está cansado de ouvir esta gravação fatídica, sua vida está prestes a mudar para melhor. O presidente Luis Inácio Lula da Silva deve assinar nesta quinta-feira (31/07) um decreto que estabelece novas regras para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Entre as mudanças está a exigência de que o cliente tenha a opção de falar com um atendente e cancelar serviços entre as primeiras alternativas do menu eletrônico e de que o usuário não tenha mais que digitar dados - como número de conta, CPF ou RG - para ser atendido.

O regulamento propõe ainda que todo call center ofereça atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana e estabelece o prazo de cinco dias para a resolução dos problemas levados ao SAC.

O objetivo da regulamentação, proposta pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça, é melhorar o atendimento aos usuários de call centers. “O serviço de atendimento é líder em reclamações. Há anos as empresas deixam a dever”, opina Maria Inês Dolci, advogada da Fundação Pro Teste.

A partir da assinatura do decreto pelo presidente Lula, as empresas de tele-atendimento terão 120 dias para se adequar às normas. “Os representantes da categoria já sabiam o que seria proposto pelo menos desde abril deste ano, portanto tiveram tempo para se preparar”, afirma Andréa Sanchez, diretora de programas especiais do Procon São Paulo.

Porém, segundo Diogo Morales, presidente do Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos, o prazo é proibitivo para algumas empresas do setor. “Será difícil para algumas empresas, especialmente aquelas com estrutura menos formal, se adequar às exigências”, ele defende.

De acordo com Morales, o setor terá que investir em qualificação dos atendentes, aumentar os quadros de funcionários e modificar os sistemas informatizados de atendimento para cumprir as novas regras. “A nova norma vai exigir investimentos e a contratação de pessoas”, concorda Claudio Tartarini, assessor jurídico da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT). “Mas é um processo de profissionalização positivo para o mercado”, ele acrescenta.

As empresas que não se adequarem à normas após o prazo determinado, estarão sujeitas a multa de até 3 milhões de reais, prevista no Código de Defesa do Consumidor.

O texto final do decreto será conhecido nesta quinta-feira, mas algumas alterações já foram feitas, como a remoção do prazo máximo de 60 segundos de espera para o atendimento. Confira as principais mudanças previstas na regulamentação:

  • O usuário deve ter no primeiro menu eletrônico a opção de contato direto com o atendente;
  • As opções de reclamação e cancelamento devem estar entre as primeiras alternativas do menu;
  • O usuário não será obrigado a fornecer dados - como o número da conta ou o CPF - antes de falar com um atendente;
  • O serviço de atendimento deve estar disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, sem interrupção;
  • O número de atendimento deve ser único (mesmo que o grupo preste diferentes serviços) e deve ser informado no momento da contratação do serviço;
  • O sistema de atendimento informatizado deve dar acesso ao histórico de atendimento do cliente;
  • É proibida a repetição verbal ou digital de dados do consumidor;
  • A alteração no contrato assim como seu cancelamento poderão ser feitos pelo mesmo canal que a contratação do serviço;
  • O consumidor deverá ter acesso ao seu histórico de atendimento em até 72 horas, se assim solicitar;
  • Os registros dos contatos do cliente com o SAC devem ser mantidos por dois anos;
  • Pedidos de informações devem ser atendidos imediatamente;
  • O cancelamento deve ser feito imediatamente após a solicitação;
  • As reclamações devem ser resolvidas em no máximo cinco dias úteis;
  • A implementação das novas normas não deve ter ônus ao consumidor.

Fonte:Daniela Moreira, editora-assistente do IDG Now!
31/07/2008

Mulheres na tecnologia


Prêmio lançado pelo Google é voltado para brasileiras que cursem graduação, mestrado ou doutorado em ciência da computação e engenharias


Agência FAPESP –
O prêmio Brazil Women in Technology está com as inscrições abertas até o dia 8 de setembro. Realizado pela empresa Google, é voltado para mulheres de todo o país que estejam cursando graduação, mestrado ou doutorado em ciência da computação ou engenharias.


O objetivo é incentivar a participação das mulheres nas produções e inovações tecnológicas, além de estimular a formação de uma rede de relacionamentos entre a nova geração de mulheres em áreas ligadas à computação.


Dez estudantes serão premiadas com laptops e uma visita ao escritório de engenharia do Google, em Belo Horizonte (MG), onde assistirão a palestras e participarão de workshops.


De acordo com a empresa, a iniciativa, que tem apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), surgiu quando foi constatado que existem poucas mulheres formadas na área de tecnologia na América Latina. A inspiração foi o prêmio Anita Borg, que em diversos países premia mulheres envolvidas com tecnologia.


Mais informações: www.google.com/jobs/brazilwomen


Fonte: Agência FAPESP
Data: 31/07/2008

Um país cada vez mais digital



Dos brasileiros, 53% já usou computador e 34% acessa a internet. Mais da metade dos domicílios conectados à rede têm banda larga. Pesquisa do CGI.br destaca o aumento no uso das tecnologias de comunicação

(ilustr.: Matt Britt)



Agência FAPESP – O número de brasileiros que acessam a internet cresceu seis pontos percentuais em relação a 2006, chegando a 34% em 2007. Dos domicílios no país, 24% já contam com computador.


Os dados são da Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil 2007, publicada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).


Iniciada em 2005, a nova edição da pesquisa apontou pela primeira vez que mais da metade (53%) da população consultada disse ter usado computador, dos quais 40% nos últimos três meses. Foram feitas entrevistas em 17 mil domicílios em zonas urbanas, com pessoas a partir de 10 anos de idade.


O crescimento mais expressivo da aquisição de computadores ocorreu em domicílios com renda entre três e cinco salários mínimos, nos quais a penetração passou de 23% para 40% no período. A proporção de domicílios com computador aumentou em todas as regiões do país.


Mais da metade dos domicílios com acesso à internet têm banda larga, um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Mas 42% ainda têm acesso discado. Das casas com acesso rápido, em 12% a conexão é usada por mais de um computador.


A pesquisa também ressalta o expressivo crescimento no uso de centros de acesso pago, como as lan houses ou internet cafés, que pulou de 30% em 2006 para 49% no ano seguinte. Quanto menor a renda da população, maior é a utilização desses espaços. Dos usuários de internet com renda de até um salário mínimo, 78% disseram utilizar a rede por meio desses centros de acesso pago. O acesso no trabalho foi apontado por 24% dos entrevistados.


Se por um lado, a ausência do computador em casa não impede o uso das tecnologias da informação, também é evidente que a disponibilidade do computador no domicílio pode influenciar a freqüência e a intensidade de seu uso”, apontou Rogério Santanna dos Santos, secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e conselheiro do CGI.br, em artigo no relatório.


O secretário destacou o programa Banda Larga nas Escolas, lançado em abril e que pretende oferecer, até o fim de 2010, acesso rápido à internet a todos os alunos das escolas públicas do ensino fundamental e médio situadas na área urbana das cinco regiões do Brasil.


A publicação do Cetic.br destaca também o elevado uso das tecnologias de informação pelo setor privado brasileiro, especialmente entre empresas de grande porte, das quais 95% têm computadores e 92% têm acesso à internet. Destaque para o crescimento das redes sem fio nas empresas, que passou de 18% em 2006 para 28% no ano seguinte. O número de companhias que usou a internet para aquisição de bens e serviços chegou a 64%.


Dos entrevistados, 66% disseram ter usado telefone celular nos três meses anteriores. O uso foi alto em todas as faixas de renda, com 48% entre os que ganham menos de R$ 380 por mês e 84% entre os acima de R$ 3,8 mil.


A
Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil 2007 pode ser baixada em formato pdf no endereço www.cetic.br/tic/2007/indicadores-cgibr-2007.pdf.


Fonte: Agência FAPESP
Data: 31/07/2008

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Um pouco de arte...

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Meu passatempo favorito é a fotografia digital e tratamento de imagens!

Lusco-fusco em Corumbá-MS

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Até uma foto com problemas de foco e que, teoriamente, estaria perdida, pode se transformar em obra de arte!