Qualidade do ensino de ciências é discutida em mesa-redonda


Educação em ciências no Brasil: Desafios e perspectivas das ciências foi o tema abordado pelo coordenador da área de ciências e matemática da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), professor Roberto Nardi, durante mesa-redonda realizada ontem, 16, na 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O debate teve como foco a qualidade do ensino de ciências no país. Também participaram da mesa-redonda o professor Ildeu de Castro Moreira, representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, o professor Charbel Niño EL-Hani, da Universidade Federal da Bahia e o professor Hernan Chaimovich Guralnik, representante da Associação Brasileira de Ciências.

Nardi destacou a pós-graduação em ensino de ciências e matemática no Brasil. Segundo ele, a intensificação da produção científica e a criação de programas de mestrado e doutorado com características próprias e, em decorrência, a instalação do comitê de ensino de ciências e matemática junto à Capes desde 2000 podem formar novas lideranças de pesquisadores no país.

Para Castro, o ensino de ciências e matemática é muito deficiente no desempenho geral. A Capes é fundamental, diz, principalmente atuando na educação básica. “A criação da nova Capes foi um ponto importante para contribuir com diretrizes para formação de professores.” ressalta.

Fonte: MEC
Data: 17/07/2008

Google dá mais controle sobre contatos aos usuários do Gmail


Buscador desabilita adição automática de e-mails em lista de contatos e passa a oferecer campo de contatos sugeridos.

Os usuários do serviço de webmail do Google terão mais controle sobre suas listas de contatos e sobre o preenchimento automático de endereços, anunciou a empresa nesta quinta-feira (17/07).

Antes, o Gmail adicionava automaticamente novos endereços de e-mail à lista de contatos do internauta. A função permitia que os endereços se auto-completassem na criação de novas mensagens, evitando a memorização ou consulta de endereços de e-mail.

No entanto, a função de preenchimento automático, que não podia ser desabilitada, gerava listas gigantescas de endereços, especialmente para quem enviava muitas mensagens.

Para minimizar o problema, o Google criou uma nova categoria para o Gmail, chamada "Suggested contacts", que fica logo abaixo da área "My Contacts". Os novos endereços de e-mail passam a ser armazenados na área de contatos sugeridos e, agora, o usuário deve assinalar se deseja que o Gmail inclua o novo endereço na lista de contatos.

Se o internauta deixar a decisão para o Gmail, os endereços que foram preenchidos cinco ou mais vezes são transferidos automaticamente para a lista de contatos. Os endereços na área "Suggested Contacts" ainda serão preenchidos automaticamente, explicou Benjamin Grol, engenheiro de produtos do Gmail.

Fonte: IDG News Service/Reino Unido
Data: 17/07/2008

Páginas

Um pouco de arte...

Um pouco de arte...
Meu passatempo favorito é a fotografia digital e tratamento de imagens!

Lusco-fusco em Corumbá-MS

Lusco-fusco em Corumbá-MS
Até uma foto com problemas de foco e que, teoriamente, estaria perdida, pode se transformar em obra de arte!