Embratel quer WiMax em residências brasileiras


Primeira fase prevê cobertura em mais 61 municípios brasileiros

A Embratel iniciou no final de março, a operação da tecnologia Wimax (Worldwide Interoperability for Microwave Access) com o objetivo de atender a demanda de pequenas e médias empresas (PMEs), que constituem cerca de 5 milhões de usuários em potencial em todo o país. Com a oferta da nova tecnologia, a empresa pretende ampliar sua atual rede e complementar o atual pacote de serviços para PMEs que hoje inclui telefonia local, DDD, DDI e Internet banda larga. “Com o WiMAX o usuário pode ser atendido em áreas onde a comunicação por DSL ou fibra óptica ainda não chegou por limitações técnicas”, afirma o diretor executivo da Embratel, Maurício Vergani.

Foi necessário um investimento inicial de R$ 175 milhões para que as cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luis e São Paulo recebam a tecnologia. A implantação da rede WiMAX será feita por meio de 1.018 estações de rádio-base (ERBs) combinadas com a utilização de CPEs indoor (Customer Premise Equipment), que dispensam cabeamento na instalação.

Freqüências

A Embratel adquiriu da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), as freqüências de 3,5 GHz (3,450 - 3,500 MHz / 3,550 - 3,600 MHz) e 10,5 GHz (10,182 - 10,294 MHz / 10,532 - 10,644 MHz) para aplicações PMP (Ponto-Multiponto), em 2003. Como resultado do leilão, foram outorgadas à Embratel, 10,5 + 10,5 MHz, no total de 21 MHz, em todo território nacional, além de 7+7 MHz adicionais para a área de numeração SP1 (São Paulo) e 7+7 MHz adicionais para a área de numeração RJ1 (Rio de Janeiro). Portanto, a Embratel adquiriu 21 MHz para todas as localidades do território nacional e 35 MHz para São Paulo e Rio de Janeiro.

Empresa planeja difundir a utilização da tecnologia de transmissão de dados no país

A Embratel vai oferecer, à partir do ano que vem, a utilização da tecnologia WiMax em residências brasileiras, pensando em atingir os locais que a internet via cabo não chega, ou que não têm infra-estrutura, como, por exemplo, prédios antigos. A informação foi dada ontem por Maurício Vergani, diretor-executivo da Embratel Empresas, durante palestra realizada no seminário Internet Móvel - Mobilidade ao Alcance do seu Negócio.

O lançamento vai de encontro à estratégia da sua empresa controladora, a mexicana Telmex , que já oferece a conexão WiMax para fins residenciais. No Brasil, a Embratel já tem disponível no mercado a tecnologia para pequenas e médias empresas.

Pioneira na implementação do WiMax, a empresa ainda planeja trazer para o Brasil, no começo de 2009, os primeiros notebooks com a tecnologia integrada à plataforma Montevina. No entanto, terá que esperar o leilão das freqüências por parte da Anatel para oferecer o acesso totalmente móvel. Atualmente, a conexão só pode ser feita através de um ponto fixo (CPE) e uma antena.

Extraído do Portal Saber Eletrônica Online

Nenhum comentário:

Páginas

Um pouco de arte...

Um pouco de arte...
Meu passatempo favorito é a fotografia digital e tratamento de imagens!

Lusco-fusco em Corumbá-MS

Lusco-fusco em Corumbá-MS
Até uma foto com problemas de foco e que, teoriamente, estaria perdida, pode se transformar em obra de arte!