Resumo: Este artigo objetiva refletir sobre o processo ensino/aprendizagem nos dias atuais, abordando questões fundamentais tanto para alunos quanto para professores. Com o passar do tempo a sociedade muda continuamente, assim o ensino sofre bruscas mudanças, e com elas o aprender e ensinar também ganha novas formas. O ensino de outrora não faz mais sentido. O que mudou então, a forma de ensinar ou a forma de aprender? Na realidade os dois mudaram, se em alguma instituição não houve essa mudança, certamente ela não alcançará a transformação tão necessária à educação, que tem sido discutida com afinco nos dias atuais.
INTRODUÇÃO
Muito tem se discutido sobre as mudanças sofridas na educação. Educar não se resume a transmitir conteúdos, bem como aprender não se resume a uma simples assimilação, de forma passiva. O primeiro passo para que essas mudanças aconteçam de forma plena, beneficiando alunos e professores é a reflexão. O ensino é um processo que exige avaliação, reflexão e acima de tudo ação. Boas idéias que não saem do papel em nada contribuem para o ensino, para o processo ensino/aprendizagem.
Compreende-se assim que o maior desafio nos dias atuais trata-se de reconhecer a necessidade de voltar um novo olhar para a questão do “ensinar e aprender”. Sabe-se que outrora a preocupação maior era a transmissão dos conhecimentos, porém nos dias atuais surge uma infinidade de preocupações, o conteúdo é somente uma amostra do que se faz necessário para embarcar nessa incrível arte.
Outro aspecto que também merece destaque trata-se dos ambientes de aprendizagem, principalmente as salas de aula, não esquecendo metodologias, didática que devem estimular o lado criativo do aluno, levando-o a aprender a aprender. Apesar da importância que têm no processo ensino/aprendizagem as salas de aulas continuam anacrônicas, o que faz muitas vezes com que professores e alunos se percam no caminho não alcançando seus objetivos.
Faz-se necessário estudos que avaliem essa questão, que acima de tudo busque conhecer essa difícil e doce arte de ensinar e aprender. Se antes era preciso apenas que o professor dominasse o conteúdo que ia ser ensinado, hoje faz-se necessário saber primeiramente como o aluno aprende, ou seja, a pergunta passa de: o que estarei ensinando meu aluno? Para: que atividades meu aluno precisa fazer para aprender? Reconhece-se assim que não é nada fácil ensinar, nem tão pouco aprender, mas que tanto aprender como ensinar é necessário e possível. Ensinar e aprender é uma arte, uma aventura com inúmeros caminhos e possibilidades.
Pretende-se com esse artigo refletir sobre o ensino como um processo em que aprender e ensinar são dois lados de uma mesma moeda, bem como discutir os aspectos necessários para que a tão sonhada e esperada transformação aconteça, além de responder algumas questões que surge nos dias atuais como: porque é tão difícil ensinar nos dias atuais?
Como deve ser a relação professor-aluno? Qual o perfil do aluno desse novo tempo?
DESENVOLVIMENTO
Ensinar não é algo simples, aprender não é somente reter conhecimentos. Ensinar é mais que transferir conhecimentos, aprender é transformar o conhecimento recebido, é dar a ele um significado, um propósito. Aprender e ensinar são dois lados de uma mesma moeda, um completa o outro, um professor não seria professor se não tivessem os alunos, assim como os alunos não seriam alunos se não contassem com um mediador. O que não pode ser esquecido é que tanto aprender, como ensinar trata-se de um processo que exige um diálogo constante, que exige reflexão.
Muito tem se discutido sobre as transformações ocorridas na educação, no processo ensino/aprendizagem, reconhecendo-se assim a necessidade de um novo fazer educativo voltado para o aprender a aprender, uma vez que o aluno não deve reter os conhecimentos de uma forma passiva. Por isso torna-se necessário que o professor reflita sobre sua prática, bem como o aluno sobre seu papel de educando.
Alguns fatores importantes têm forte influência na aprendizagem, como o estímulo, interesse, além de certas habilidades, o aluno precisa se sentir estimulado, querer aprender, ou seja, aprender não é tão simples assim, aprender exige atitude.
Cabe a escola buscar alternativas viáveis para que professores e alunos exerçam seu verdadeiro papel dentro do contexto escolar. E que acima de tudo não haja desencontro entre ensino e aprendizagem, mas uma harmonia que os favoreçam e proporcione um crescimento mútuo.
Dentre muitos questionamentos envolvendo a questão do ensino aprendizagem, um deles se refere ao ensino nos dias atuais, muitas pessoas se perguntam por que é tão difícil ensinar hoje. Que rumos vêm tomando as escolas diante de tantos questionamentos? O que realmente mudou? E porque mudou?
Sabe-se que muitas escolas permanecem impermeáveis a tais mudanças, voltam se apenas para conteúdos, currículos e esquecem que a muito mais a saber, a analisar, a buscar, esquecem inclusive dos objetivos. Muitas vezes essa preocupação tão somente com conteúdos e quantidade é que faz com a educação perca seu verdadeiro propósito.
Quanto à pergunta “porque é tão é difícil ensinar nos dias atuais”, abordada anteriormente neste artigo, sabe-se que muita coisa mudou, hoje o alunado é outro, assim como o professorado também. Na realidade vivemos em um outro tempo, as pessoas não são mais as mesmas, a sociedade não é mais a mesma, as informações que antes vinham exclusivamente das escolas agora vêm de todos os lados, ganhou forte proporção. Talvez esta seja a maior mudança de todas, e a responsável por tantos questionamentos, inclusive por esse novo jeito de ensinar e de aprender. As inúmeras informações que chegam até os alunos de uma forma atrativa faz com que a escola perca o espaço que teve outrora, sua hegemonia. Cabe ao professor ser criativo, buscar alternativas, novas formas para transmitir os conteúdos, que atendam a esse novo fazer, que favoreça o aprender a prender.
A relação professor aluno é outro fator que deve ser discutido, tanto professor quanto aluno devem ser vistos como seres que pensam, que sentem e que acima de tudo busca, aprende, erra, tem anseios e limites. O que mudou no perfil do aluno? Os alunos de hoje têm acesso a muitas informações são alunos “antenados” que não se contentam com qualquer informação, nem tão pouco com informações ultrapassadas.
Professores precisam de liberdade para ensinar, assim como os alunos precisam de liberdade para aprender, alunos e professores são os dois lados de mesma moeda, os maiores interessados, personagens principais na difícil e doce arte de aprender e ensinar.
CONCLUSÃO
Após as discussões acima fica evidente a necessidade de refletir sobre este novo tempo, sobre este novo fazer educativo. Saber aprender é tão importante quanto saber ensinar. Enquanto a maior dificuldade dos alunos consiste em reter o conteúdo que lhe é passado, a do professor é despertar o aluno, é fazer com que o aluno abra as portas para o novo.
Cabem as escolas buscar atender as necessidades dos alunos, buscando prepará-los para o mundo, ensinando-os não apenas conteúdos, mas acima de tudo valores, atitudes, para que estes aprendam a saber fazer e não esperem respostas prontas e acabadas.
Por isso espera-se que os professores façam seus alunos refletirem em vez de repetir, e que os alunos por sua vez nunca aceitem nada como pronto e acabado. Mais importante que discutir novos modos de aprender e ensinar, discutir relação professor- aluno é não deixar que alunos e professores em tempo algum deixem de sonhar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MARTINS, Vicente-, Como desenvolver a capacidade de aprender - Entrevista Vicente Martins. Htm. Disponível em: <http://kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=205&rv=Literatura>. Acesso em 09 de abril de 2008.
ENSINAR E APRENDER :as duas faces da educação. Disponível em: < http://www.boaaula.com.br/iolanda/tese/ensinar.htm>. Acesso em 09 de abril de 2008.
Data: 26/07/2008
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