Primeiro passo da integração de aplicativos de rede social ao Orkut começa na quinta (10/07) para 10% dos usuários.
O Google Brasil formalizou nesta terça-feira (08/07) a integração oficial da plataforma de aplicativos OpenSocial à rede social Orkut para usuários brasileiros, conforme adiantou o IDG Now!.
Segundo o cronograma do Google Brasil, 10% dos usuários brasileiros do Orkut terão acesso a novos aplicativos de interação na rede social a partir desta quinta-feira (10/07), no primeiro passo para a implementação em massa.
Por mais que divulgue a data da próxima segunda-feira (14/07) como limite para a integração de todos os usuários, o próprio Google admite que o prazo poderá ser alterado caso encontre dificuldades para lidar com o crescimento exponencial de tráfego causado possivelmente pela adição de aplicativos.
A estréia contará com 20 aplicativos, entre criados no Brasil e traduzidos, em português para que usuários adicionem a seus perfis.
O baixo número, segundo o gerente de produto de Orkut no Brasil, Eduardo Thuler, tem relação com a qualidade da experiência que o Google pretende proporcionar aos usuários no primeiro contato com os aplicativos.
No total, o Orkut já conta com mais de 300 aplicativos da plataforma OpenSocial, a maioria em inglês - pela popularidade no país, os usuários brasileiros serão os últimos a experimentar a integração. Indianos já têm acesso ao OpenSocial há dois meses.
Entre os aplicativos já prontos e homologados pelo Google Brasil para o Orkut destacam-se serviços de música, como o Sonora, do Terra, o Minha Música e o Jukebox; de entretenimento, como o Vou, Não vou!, Eu Acho e Diário Celular; games, como o Civilization; e esportes, como o GloboEsporte.com, Soccer Bets e Joga TV.
Como o Google já havia esclarecido, desenvolvedores independentes poderão publicar seus aplicativos livremente no OpenSocial. O buscador será responsável por avaliar se os softwares representam alguma ameaça de segurança aos usuários ou se quebram alguma regra do termo de uso do Orkut.
Nenhum comentário:
Postar um comentário